terça-feira, 31 de março de 2009

Não há pachorra

Ele há gente do caraças! Gente que lê, que vai a congressos, que acredita circular em meios culturais mas que não aprende praticamente nada. Gente que se enaltece com a ideia de cultura sem compreender que a cultura serve para abrir caminho à humanidade, à humanização do Homem, e não para ostentar como um troféu.
Gente que não entende que se não souber aplicar o que lê e o que ouve ao serviço das suas relações com os outros e consigo mesmo, mais vale estar quieto porque de enciclopédias ambulantes está o mundo cheio.
Pessoas que se masturbam a despejar em cima de quem lhes apetece as extraordinárias vivências que tiveram, sem ninguém lhes perguntar nada e sem sequer se preocuparem se o que estão a relatar interessa ao outro ou se o outro está com pachorra para os ouvir. Despejam e pronto, têm um orgasmo intelectual. Sentem-se importantes. Alguns chegam mesmo a acreditar que estão a prestar um serviço merecedor de agradecimentos.
E depois ainda são capazes de ficar ofendidos se uma pessoa os despacha!
Valia a pena explicar a esta gente que o bom senso manda que se olhe um bocadinho para além do nosso umbigo. O bom senso e a boa educação, também.

Sem comentários: