segunda-feira, 27 de abril de 2009

Areia p'rós olhos

O português é de queixas, de protestos, de choradinhos. Gostamos de criticar tudo e todos, principalmente se forem governantes. E com razão, não digo que não. Por mim falo, a mim me responsabilizo.
Na minha habitual vista de olhos pelas publicações nacionais, dei de caras com este artigo da Visão que me deixou um pouco assarapantada.
Primeiro reagi ao número de portugueses que participaram nesta iniciativa muito europeia, diga-se de passagem - 1.193! Mil Cento e Noventa e Três?! 0,0099416% ?! Isto considerando que seremos à volta de 12 Milhões, já que colaboraram também "portugueses expatriados em dezena e meia de países"! Vai-se a ver e foram só esses que participaram. Vai-se a ver e os de cá ficaram todos sentadinhos em casa a dizer mal deste e daquele. Eu incluída, claro.
Logo a seguir pensei, espera aí, mas eu não sabia de nada disto! Quer dizer, não é que eu passe a vida a ver notícias, mas também não me fecho num casulo, ando por aí! Que raio de divulgação teve uma iniciativa destas?!
Depois pensei, estas iniciativas são mesmo boas desde que não sejam demasiado divulgadas. Isto convém mesmo é que não haja assim tanta gente a participar. Já viram a chatice que era ter de ler milhões de sugestões, provavelmente disparatas na sua maioria? O melhor mesmo é divulgar-se o indispensável para que isto sirva de propaganda; para que os responsáveis fiquem bem vistos perante o público; para que possam dizer que tiveram uma iniciativa altamente democrática no dia da Liberdade.
Cambada de palhaços. Eles e nós. Se é que não é tudo a mesma coisa...

Sem comentários: