sábado, 11 de julho de 2009

Alguns conselhos para alguns vendedores

Conversa do vendedor:
Não se comprometa com nenhuma casa sem ver esta primeiro. Vai adorar. É um primeiro andar com uma varanda muita jeitosa, boas vistas. O prédio é muito bonito. Não tem elevador mas é só um lance de escadas. O proprietário é um emigrante que enviuvou há pouco tempo , o filho foi viver para outro lado e ele prefere ficar na moradia que tem. A casa era para o filho mas ele já não a quer. O homem fez obras. Pôs tudo novo. A cozinha nem foi usada. Está impecável. É uma casa muito agradável. Não é muito grande mas é muito bonita e está praticamente nova.
O que eu vi:
Um prédio com muito mais de vinte anos. Dois lances de escadas. Uma varanda simpática com vistas simpáticas. Uma casa com os estores todos avariados; uma tranca na janela da cozinha porque o fecho está partido; um frigorífico cheio de bolor; uma casa-de-banho sem banheira; armários do século passado; uma despensa com duas bilhas de gás ligadas a um tubo que atravessa “a céu aberto” a parede que vai dar à cozinha; um fogão antigo encostado à parede; um exaustor velho; uma bancada recente assente em móveis recentes, mas feínhos.
Em suma – uma casa a precisar de obras, com boas áreas, ao contrário daquilo que me foi dito, num prédio mais do que sofrível.
Passei grande parte do tempo a pedir aos santinhos que o vendedor se calasse por um bocadinho porque já não o podia ouvir, e fiquei com pena do proprietário, um velhote mais do querido, convencido que tem ali uma coisa maior do que aquilo que realmente tem, mas isso é normal, as nossas casas valem sempre mais para nós do que para quem as compras, eu sei disso já vendi duas.
Senhores vendedores:
-Não falem mais do que o necessário porque a partir de um determinado momento tudo o que dizem só abona a vosso desfavor.
-Não tratem os clientes como se eles fossem atrasados mentais porque podem não ser.
-Sejam humildes e, sobretudo, não criem falsas expectativas.
-Revejam os vossos gostos ou não os manifestem porque se há coisa subjectiva é o gosto de cada um.
Ainda não foi desta. Hoje vou ver outra, pela segunda vez. Deus me livre de entusiasmos antecipados, mas vou vê-la pela segunda vez e isso quer dizer qualquer coisa. A ver vamos, como dizia o ceguinho…

Sem comentários: