terça-feira, 21 de julho de 2009

Isto é preciso é calma, muita calma e paciência, sobretudo paciência

Há certos homens para quem, à excepção talvez de um bom jogo de futebol, alguma coisa dê tanto gozo como ralhar com uma mulher, chamá-la à atenção para qualquer coisa. Os olhos riem-se-lhes, o semblante empertiga-se, o macho Alfa desponta em toda a sua plenitude.
Assim sendo eu hoje fiz o dia de um simpático condutor a quem, por distracção, ia abalroando numa confusão de trânsito em mudança de faixa de rodagem. Note-se que ia abalroando, não abalroei.
Apercebendo-me imediatamente da sua presença, levantei o braço, desfiz-me em desculpas. Desculpe, desculpe, o susto que lhe preguei, não o vi.
Parado ao meu lado, em frente a um semáforo, uns metros mais adiante, teve a gentileza de abrir a janela para me instruir sobre as funções dos retrovisores, quer o exterior quer o interior. Obrigada gentil senhor, não fazia a mínima ideia para que servem, em trinta anos de condução diária já me tinha indagado várias vezes para que serviriam aqueles espelhos se nem a mim consigo ver e tanto jeito me davam para o retoque da maquilhagem que nunca uso.
Depois de eu me ter desculpado mais uma boa meia dúzia de vezes, despediu-se de mim com um, Tem de ter cuidaaaaadooo, em sorriso rasgado e paternalista, que eu agradeci com um sorriso parecido com o dele. Aí está outra coisa que eu não sabia, que para se circular nas estradas é preciso ter cuidado.
Mais uma vez, obrigada gentil senhor. As suas instruções foram preciosas, segui-las-ei à risca. Desculpe, desculpe, não voltará a acontecer.
Coitado, provavelmente foi a coisa mais emocionante que lhe aconteceu nas últimas...365.450 horas?!...

Sem comentários: