sábado, 18 de julho de 2009

Terminologia cinéfila ou Um disparate que às vezes me apetece porque gosto de brincar com as palavras

Ultimamente, sim sou um pouco lenta, tenho reparado que existem dois tipos de efeitos nos filmes, os especiais e os visuais. Sendo que os especiais não se vêem e os visuais são, com certeza, ordinários. Isto porque se os especiais se vissem não seriam especiais mas visuais e os visuais se fossem fora do comum seriam especiais e não visuais.
A não ser que eu não esteja a ver bem a coisa, e provavelmente não estarei já que nada percebo de realização, estas deduções parecem-me lógicas.
Agora se os especiais não se vêem porque é que existem? Sempre ouvi dizer que são eles que encarecem a produção de um filme. Então porquê gastarem-se fortunas em algo que não é visual? A não ser, é claro, que se trate de efeitos visuais especiais, como já disse sou lenta, só assim se justifica existirem. Nesse caso os apenas visuais serão aqueles efeitos que não são bem efeitos são pr’aí, representação? fotografia? truques de ilusionismo? actores que aparecem vestidos e de repente ficam nus sem nós os termos visto despir?
Ora se retirarmos todas estas coisas – os efeitos visuais especiais e aqueles que sendo visuais são ordinários o que nos resta? Os textos e a forma como são ditos. Mas isso é teatro! Nesse caso o cinema é um teatro mascarado por efeitos.

Sem comentários: