sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Escandaloso é isto!

Porque é que eu fico sempre com a sensação que neste país nunca se chega a perceber como é que as coisas aconteceram ou porquê que aconteceram; quem são os responsáveis; quem teve a culpa?!
Será que a culpa é dos meios de comunicação que começam por dar notícias e depois não têm acesso às respostas que acabam por ficar bem guardadas no segredo dos deuses? Ou é porque realmente nem os deuses chegam a perceber o que se passou?
Que interesses estão por detrás deste caso da cegueira dos pacientes de Stª Maria? Não é já tempo de acabarmos com o poder destes lobbies financeiros como os laboratórios e outros que tais?
As notícias começam por ser muito claras – Seis doentes, num hospital, ficaram cegos quando lhes foi administrado determinado medicamento.
A partir daí é só baralhação. Afinal não foi o medicamento, foi erro humano; afinal não foi erro humano, foi qualquer coisa mais parecida com boicote; afinal não foi boicote, a farmácia está a funcionar bem…e neste enrola enrola há-de chegar ao dia em que a notícia se esgota, deixa de ser notícia e nós haveremos de ficar a saber tanto quanto sabíamos antes que é nada, a não ser que seis pessoas cegaram!
Das duas uma, ou não se dá a notícia, o que me parece difícil, ou se leva as coisas até ao fim independentemente das consequências. Nós temos o direito ao esclarecimento! Não somos, já, um povo de gente burra! Não somos!
Ele é assim com tudo ou quase tudo o que, afinal, roça o escândalo! O resultado, ou a ausência dele, acaba por resultar num escândalo que é maior – a sensação de medo que nos fica pelo facto de qualquer coisa poder acontecer e ficar impune. Eu tenho uma pequena cirurgia marcada para o início do mês de Setembro. Apesar de pequena é necessário anestesia geral. Não sou uma pessoa medrosa, que não sou. Mas agora perguntem-me lá se vou descansada! Não vou. E não vou precisamente por isto – porque temo que se algo não correr bem nunca ficarei a saber exactamente o que foi.
Esta ordem de coisas, ou lá como lhe quiserem chamar – esta desordem, será porventura mais apropriado – não dá confiança a ninguém e este é, na minha opinião, o maior problema deste país – Falta de confiança em todos aqueles em quem é suposto, imperativo até, todos nós confiarmos, a começar pela justiça, evidentemente.

3 comentários:

CF disse...

Uma das questões, é que no nosso País existem classes intocáveis... Essa é que é essa.

C. Porfírio disse...

Este post faz-me lembrar o post acerca da condenação de Isaltino Morais. Nele dizias que não compreendias porque não estava preso, o autarca.

Para ambos os posts respondo o mesmo: há coisas que estão bem armadilhadas, tão bem que dificilmente as compreendemos. Há legislação tão bem urdida, que o prevaricador sabe que nada lhe acontecerá, bastando para isso que oa anos passem, as memórias se diluam e os processos prescrevam. Simples, não?

XR disse...

Cara Antígona,

É engraçado como se deixou tão depressa de falar disto e disto.

Já tinha acontecido e tinham sido avisados. Outros hospitais suspenderam a utilização. Mas neste momento só se tentam achar culpas no aspecto do manuseamento, refrigeração, troca de substância ... fica-se na dúvida, não fica?