domingo, 9 de agosto de 2009

Faz hoje 64 anos...


...que foi lançada, sobre Nagasaki, a segunda bomba atómica que acabaria de vez com a Segunda Guerra Mundial. A primeira tinha sido já lançada sobre Hiroshima no dia 6 de Agosto desse mesmo ano de 1945.
Contra aquilo que me é habitual, deixo-vos com algumas palavras de Albert Einstein:

*«(...)Nós aprendemos, através de dolorosas experiências, que o pensamento racional não basta para resolver os problemas da nossa vida social. Investigações argutas e penetrantes trabalhos científicos têm muitas vezes acarretado implicações trágicas para a humanidade. Por um lado, é certo que produziram invenções capazes de libertar o homem do trabalho físico extenuante, tornando a sua vida mais fácil e enriquecedora; mas, por outro lado, introduziram na sua vida um profundo desassossego, convertendo-o em escravo do seu ambiente tecnológico e – o mais catastrófico de tudo – criando os meios para a destruição em massa dos próprios seres humanos. Isto, na verdade, representa uma amarga e avassaladora tragédia!(…)
(…)Nós, cientistas, cujo trágico destino tem sido o de ajudar a fabricar métodos de aniquilação mais terríveis e eficazes, devemos considerar nossa missão solene e transcendente fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para evitar que essas armas sejam utilizadas para o brutal objectivo com que foram inventadas. (…)»

*Pequenos excertos retirados de Uma Mensagem Aos Intelectuais, comunicação escrita por Albert Einstein e que não chegou a ser proferida porque foi recusada pelo Comité Organizador da Conferência dos Intelectuais pela Paz.
Mais tarde, em 29 de Agosto de 1948, a mensagem foi publicada na imprensa.

Einstein, Albert, Como Vejo A Ciência, A Religião E O Mundo, Relógio D’Água Editores, Outubro de 2005.

Sem comentários: