quarta-feira, 26 de agosto de 2009

"Probabilidade de morte por gripe A é maior para quem fuma"

Vamos lá a ver se eu percebi...

Ao que parece, e segundo um estudo do Centro para a protecção da Saúde de Hong Kong, os fumadores têm mais gripe A e morrem mais.

Isso não me surpreende, quem fuma tem necessariamente o sistema imunitário mais fragilizado, a não ser que vá compensando com vitaminas, sais minerais e outras coisas mais...

O que me surpreende são os números apresentados aqui. Penso que é já do vosso conhecimento a má relação que eu tenho com os números (não é bem assim, mas enfim...). Diz este estudo que em 27 chineses que desenvolveram complicações tipo pneumonias e coisas do género, 12 eram fumadores ou ex-fumadores.

Quer isto dizer que, do total dos doentes mais complicados, 44,4(4)% são fumadores ou ex-fumadores e 55,5(5)% são não-fumadores!...

Não percebi...

Não percebi o título, evidentemente.

1 comentário:

CF disse...

Lol. Eu não percebo também é este pandemónio todo. Que exagero. O pessoal mais hipocondriaco, a esta hora, já deve estar com a imunidade fragilizada de tanta preocupação. Essa é que é essa... Não sei se exagero para o outro lado, mas pela minha parte, só não vou agora aproveitar os preços baixinhos da Riviera Maia, porque não tenho nem cheta nem férias...