terça-feira, 20 de outubro de 2009

José Saramago, Caim e a Bíblia

Epá muito bom! Que me desculpem os mais devotos, não de Deus, mas da Bíblia, mas eu não posso deixar passar isto em branco.
Cada vez que oiço este senhor, que está uma sombra do que foi, abrir a boca e lá vai disto!...
Ou se ama ou se odeia! Eu sou uma fã, devota. Este homem tem uma capacidade única de mostrar outras coisas, outras leituras, outras visões. Este homem abre cortinas, janelas, portas até, para quem quiser entrar. Este homem é único até por ser tão humano, tão próximo, tão cheio de imperfeições, tão igual e contudo, tão extraordinariamente diferente!
Diz-se de quem é genial que consegue mostrar ao mundo aquilo que o mundo tem mesmo à sua frente e não é capaz de ver. Saramago, que tão criticado e invejado e admirado tem sido, começou por pôr no papel a forma como todos nós falamos e é com ela que nos vai mostrando o seu modo particular de ver o mundo. E é na compreensão de cada particularidade que todos nós nos vamos enriquecendo...

4 comentários:

CF disse...

Saramago é Grande. Tem clareza de ideias...

Sputnick disse...

Saramago, é como Carlos Paredes - toda a obra deixada será única. Por isso já pedi, que Deus conceda mais anos de vida e de escrita. Vamos ver se vou ser atendido.

Sabes quem sou disse...

Quem é o Saramago?
É aquele patriota que resolveu morar em Espanha e que agora fala como os jogadores de futebol que estiveram 3 meses em Espanha?
Ou é aquele outro que é do PCP, e depois já deixou de ser, e depois voltou a ser e agora nas autárquicas contra o PCP apoiou o Costa?
Ou é aquele que face ao Padre Carreira das Neves se retratou esta noite?
Não tenho inteligência para acompanhar o personagem, mas que fica bem, fica...

Anabela Pinheiro disse...

Será, ele o único a ver aquilo que o resto do Mundo não quer ver?