segunda-feira, 21 de junho de 2010

Do esmolar e do ajudar

O esmolador vai esmolando…devagar. Devagar como quem alimenta a mendicidade. Devagar, para que o mendigo não deixe de o ser, para que se mantenha dependente – um objecto que serve os propósitos sinistros de quem acredita que dando esmolas conquistará o reino dos céus.
Quem ajuda, ajuda a criar condições de autonomia ao ajudado. Quem ajuda ensina a independência.
O que fará com que certas pessoas, tão ávidas de dar uma esmola, sejam incapazes, ainda que podendo, de ajudar quem precisa?
Foi esta curiosidade que me levou de volta aos livros por onde estudei nos meus primeiros anos de escola.
Foi neles que encontrei estas pérolas que vos deixo, e foi neles que satisfiz um pouco da minha curiosidade.
(Tomei a liberdade de assinalar certas palavras que considero importantes).
«Gosto muito deste pobrezinho. (…) Ando sempre contente nos dias em que posso visitá-lo e dar-lhe esmola. (…) Nosso Senhor ensinou que a maior de todas as virtudes é a caridade
A Caridade, Livro de Leitura da 3ª Classe, O Livro da 3ª Classe, Ministério da Educação Nacional, p. 62.

«Quem dá aos pobres empresta a Deus.»
Provérbios, ibidem, p. 140.

«Defronte dele, morava um ricaço, que reparou naquele viver e teve do sapateiro tal compaixão, que lhe mandou dar um saco de dinheiro, porque o queria fazer feliz. (…)
- Sabes que mais? O dinheiro tirou-nos a nossa antiga alegria. O melhor era ir levá-lo outra vez ao vizinho ali defronte, e que nos deixe cá com aquela pobreza que nos fazia amigos um do outro.»
Braga, Teófilo (Adap.), Livro de Leitura para a 4ª Classe, Série Escolar Educação, Editora Educação Nacional, Porto, p. 57.

«Nunca te esqueças, pois, dos pobrezinhos. Tira de vez em quando alguns centavos da tua pequena bolsa para os deixar cair na mão dum velho sem amparo(…).Os pobres apreciam muito a esmola das crianças.»
De Amicis, Edmundo (Adap.), ibidem, p. 87.

1 comentário:

Leididi disse...

coitada de ti que cresceste levar com essas barbaridades.