quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Azar

Falar com os olhos e não ter medo do que se diz, tem as suas vantagens, principalmente em situações em que existe apenas um visado.
Não sei se uma certa loucura já se instalou entre nós ou se sempre cá esteve e fui eu que não dei por isso. O facto é que ando com azar no que diz respeito a consultórios médicos, eu, que só os frequento uma vez por ano que é quando dou conta de tudo o que há para dar e fico despachadinha desta deambulação pelas capelinhas dos especialistas!
Ontem foi a vez da oftalmologista, de quem gosto muito e por quem tenho uma grande consideração (só por isso é que não abri a boca, note-se).
Então não é que a meio da consulta um dos colegas da dita entra pelo consultório adentro e, como se eu não existisse, desata a falar sobre o fim-de-semana, a fazer perguntas e à espera que a colega lhe responda entre máquinas e medições de tensões oculares! Não é que o animal, que não tem outro nome, não se calava, não se ia embora e não deixava a outra trabalhar! Não é que foi preciso eu parar e fixar o meu olhar no dele para ele perceber, (perceber, e não «tomar consciência» que este tipo de gente não toma consciência de nada), que o melhor seria pôr-se a mexer?!
Desconfio bem que Deontologia foi uma cadeira à qual muitos se esquivaram, afinal não é com ela que se abrem barrigas; se tiram dentes ou se curam cancros…daí que pode muito bem passar para segundo plano, a gente copia ou faz isto à rasquinha que depois logo se vê…
Ou é isso ou então há uma grande necessidade, diria mesmo - urgência, em rever as matérias dessa cadeira em particular, se calhar estão desactualizadas, se calhar remontam ao Estado Novo…

4 comentários:

Goldfish disse...

A maioria das pessoas hoje não se enxergam, vivem no seu mundinho e os outros que se aguentem. É realmente de uma falta de profissionalismo...

CF disse...

No meu curso, a deontologia é essencial. Pena que em outros, onde deveria ser igualmente importante, seja esquecida...

Jardineiro do Rei disse...

Situações como a que foi relatada são frequentes, infelizmente. Nem as consigo entender muito bem... Falta de educação? Desprezo pelos outros? Arrogância?
Eu acho que se vive numa espiral de desconsideração e falta de respeito que começa em casa, passa pela escola e prolonga-se pela vida profissional fora...

Sputnick disse...

Conforme te disse ontem, ainda bem que não era consulta de ginecologia, eh eh eh.