sexta-feira, 18 de março de 2011

Desânimo

Às portas do meu 53º aniversário (não falta muito, é já em Maio), quero continuar a acreditar que o esforço compensa. Foi esse o “peixe” que sempre me venderam e aquele em que sempre acreditei – quem realmente se esforça consegue, atinge, chega lá. Mas quem é que determina essa chegada?! Quem é que recompensa e reconhece o esforço de outrem?
Aqueles que estão nos topos, seja de instituições, grandes empresas ou Governo, não fazem a mínima ideia da luta que se trava nas bases, do esforço que se faz, e vão pedindo mais, todos os dias, e uma pessoa pensa - só mais um bocadinho, agora, nesta altura tão crítica, só mais um bocadinho porque o reconhecimento chegará mas, de bocadinho em bocadinho não nos damos conta que o elástico já pouco ou nada estica, que o cansaço já começa a ser extremo e que o desânimo já está de mão levantada, pronto para nos bater à porta.
Não são só as leis que vêm de quem governa, são os aproveitamentos vergonhosos daqueles que, ocupando posições vantajosas, vão fazendo da situação. Parece que a febre dos números atingiu toda a gente e tudo serve de desculpa para dar mais uma machadada em quem, como eu, ainda acredita que vale a pena lutar e que o esforço compensará.
É gente que está cá em baixo a lutar por isto. É gente! Não são números, cavalheiros! É gente!

2 comentários:

CF disse...

E não raras vezes, a ausência de reconhecimento, surge-nos ainda mais de baixo, de forma mais directa, menos impessoal. Esse, ainda me custa mais...

Inês disse...

E eu, que sou gente, acredito que tantas vezes basta que nós mesmos acreditemos e valorizemos a imagem que de manhã, no espelho, nos diz bom dia... apesar de tudo e isso interessa!