sábado, 2 de abril de 2011

Dos limites e das catarses

São assustadores os extremos! Qualquer corda, esticada até ao limite, ameaça partir e dá medo. Medo porque se sabe que, se chegar a partir, não mais será a mesma.

E, no entanto, há situações que só se resolvem se a corda for esticada até ao limite. Situações que exigem catarse, e os limites são excelentes catarses.

Passei por um esta semana que me deixou de rastos. Sei, contudo, que se o tivesse evitado, o que teria sido possível, me estaria a enganar a mim mesma – eu, que, ou não sei como engolir sapos, ou já engoli tantos na vida que só o cheiro me dá vómitos e o próprio corpo me impede a aproximação aos “bichos”! Mais cedo ou mais tarde o que aconteceu aconteceria, não tenho dúvidas acerca disso. Por vezes o que pensamos evitar não é mais do que um adiamento.

Mas ainda bem que aconteceu já – tudo ficou bem mais leve e o ar, muito mais respirável.

Sem comentários: