quarta-feira, 1 de junho de 2011

Os Loucos, o "Impossível", o Querer, o Poder e Fernando Pessoa

De vez em quando aparecem uns loucos que escrevem coisas e fazem filmes daqueles “impossíveis”, que dizem coisas “impossíveis”, esta expressão é da minha mãe, ela adora dizer isto: Coisas impossíveis!,  cobertos por aquela expressão pirosa que certos autores gostavam de usar: o manto diáfano da fantasia.

Pois eu gosto. Gosto de tudo quanto é fantasia e intrigo-me sempre onde raio é que as pessoas que escrevem essas coisas as vão buscar! Cada vez que oiço a palavra “impossível” dá-me vontade de rir porque começo logo a pensar na quantidade de “impossíveis” que ao longo da História se foram transformando em banalidades. E depois, não posso deixar de sentir sempre um certo respeito por essas pessoas que as imaginam porque, e mais uma vez a julgar pela História, me parecem sempre pessoas que vêem mais do que eu. Penso mesmo que deveríamos, todos, dar mais atenção a essas “fantasias” e ter sempre presente uma verdade inegável, é que “a mentira, para ser convincente, tem de ter sempre à mistura uns pozinhos de verdade”, e são esses pozinhos que eu me entretenho a tentar descobrir.

Já agora, na sequência desta onda de mistério, desejos e poderes, fiquem-se com Pessoa, o mais lúcido dos nossos loucos:

“Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.”

2 comentários:

CF disse...

:):) Toma sorrisos. E caso o blog esteja marado, sou eu, a CF.

Inês disse...

Ahhhh! O blog tá marado??? Por isso eu não consigo publicar nada??? Sempre vou lendo textos bonitos como este.
Bejico