segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Assunção Esteves ou Porque Carga D’água Não São Públicos os Percursos dos Nossos Políticos

Recebi, por e-mail – um daqueles e-mails que circulam por aí – uma mensagem acerca da nossa Presidente, ou será ta, da Assembleia da República denunciando uma reforma antecipadíssima - aos 42 anos; simpática – de cerca de três mil euros; conseguida ao fim de um curto período laboral – dez anos.

Ao longo destes anos de www tenho aprendido que o melhor é tentar confirmar estas afirmações que correm por aí tantas vezes suportadas, a maior parte das vezes até!, por boatos espalhados porque sim ou por outros motivos que não vêm agora ao caso.

Assim, andei por aqui a “passear” em torno do nome Assunção Esteves, para concluir que não existe – pelo menos eu não encontrei – uma biografia completa da senhora, à disposição do público votante, que somos nós.

Está certo que não votamos para este cargo (se calhar devíamos já que é o segundo mais importante do país). Mas, ainda assim, não teríamos nós direito a saber o que é que estas pessoas que tão facilmente põem e dispõem da nossa vida andaram a fazer a vida toda? Onde estudaram; o que estudaram; onde trabalharam; com quem; durante quantos anos; o que os levou a sair de um lugar para outro… não teremos nós direito a ter acesso a informação que, na minha opinião, é fundamental para a avaliação de alguém que pretende sentar-se em cargos públicos desta natureza? Não nos é exigido, a cada um de nós, um CV completo cada vez que nos candidatamos seja ao que for? Não somos nós os eleitores? Os que votam? Então?!... 

4 comentários:

Nuno Andrade Ferreira disse...

Viste isto?

http://www.parlamento.pt/sites/PAR/PARXIIL/Presidente/Paginas/Biografia.aspx

Não é muito exaustivo, mas é um ponto de partida.

Alda Couto disse...

Não vi mas vou ver :) Obrigada :)

Alda Couto disse...

Já vi. É notável o CV mas deveria ser mais claro. Os salários das figuras públicas, bem como os impostos, deveriam ser públicos. Não dariam, assim, azo a tanto disparate (ou não...).

salto para a lua disse...

não conhecia o cv dela. obrigada pelo informação :)