sábado, 20 de abril de 2013

O público e o privado

Rodeados de muros, portões e arames não temos como fugir das estradas sem passeio, estradas que vivem como se nós não existíssemos, estradas de automóveis grandes, médios e pequenos, de motociclos a motor, só a motor porque sem ele não existe escapatória. Estradas sem passeios. Campos vedados. Caminhos fechados.
Vivemos no campo sem dele podermos desfrutar porque tudo o que nos rodeia a alguém pertence. Não existem praças públicas aqui, neste lugar. Só propriedades. Grandes propriedades na maioria dos casos mas até as pequenas se rodearam de muros e fecharam as cancelas. Será medo? sovinice? Antigamente as áreas rurais eram obrigadas a ter caminhos entre propriedades. Chamavam-se serventias. Hoje adentra-se uma e recua-se ao fim de alguns metros, muito poucos – o caminho está vedado. O caminho que nem caminho é já. Mais do que coberto de vimes, de folhas, de lixo arremessado que por vergonha se vai escondendo debaixo do manto ainda verde, nem caminho é já. Os vimes, de tão altos, formam uma espécie de túnel que não demorará muito a esconder o sol. E isto nuns escassos metros!
Há algo neste lugar que me faz lembrar o caciquismo. Um caciquismo decadente, escondido atrás de muros, a viver no meio de uma vastidão de terras por arar, onde as ervas daninhas crescem e só os malmequeres e as papoilas se mostram capazes de contrariar a miséria que das janelas as olham e pensam, meu Deus, se aquela terra fosse minha!

Sem comentários: